sábado, 15 de outubro de 2011

Parabens e obrigado mestre

Parabens professor(a),não apenas pelo seu dia institucionalizado,15 de outubro,mas por todos os dias da sua,árdua rotina de educador.

Poucos sabem o quão dificel é a luta de um professor,só quem vive com um por um tempo fora de salas de aula, é que pode entender,eu tive a felicidade de vver com uma professora,por alguns anos,não uma professora qualquer,mas uma educadora que tem a vocação,trás na alma esta missão.

Acredito que como em todas profissões existem os mais e os menos comprometidos,porem para permanecer no exercicio da missão de educador acaba se abraçando a causa de um geito ou de outro,pois quem não se adapta,não fica.

Uma professora,tem uma responsabilidade muito grande,pois em muitos casos ela substitui a mãe,mesmo que sem querer,ela precisa dar carinho,que muitas vezes o aluno não recebe em casa,precisa descobrir possiveis doenças que prejudicam o desenvolvimento da criança e muitas vezes os pais não sabem,ela precisa administrar conflitos entre dezenas de pequenas cabeças com pensamentos e pre-formações diversas,precisa advinhar muitas vezes que a criança não raciocina por que esta com fome.

Muitos adultos,lembram muito mais da imagem da professora do primeiro ano,que da propria mãe,naquele periodo,(este é meu caso),sabe o trabalho do professor,não acaba quando ele sai da classe,pelo contrario,ai é que começa o trabalho mais pesado,elaboração de provas,correções de provas,pesquizas,criação de trabalhos,preocupação com o aluno"X"que não consegue acompanhar,com o aluno "Y"que gosta de brigar..e etc...,com o pai do aluno"Z"que ameaça o professor e direção da escola.

E utimamente vem a questão da inclusão,onde o professor é obrigado a contar com alunos em condições especiais na sala,mas ele precisa aos olhos dos outros alunos parecer tratar esse especia de forma igual,pura psicologia.

Enfim,o professor,precisa ser pai,medico,psicologo,padre,pastor,criança(para conseguir entrar no mundo infantil),politico,(ate para ter postura apolitica),muitas vezes precisa ser neutro,outras precisa ser incisivo,contundente,ele é formador de opinião e muitas vezes não pode emitir a sua.

Ah! ser professor,é ser herói,ser professor não é ter uma profissão,é abraçar uma missão,parabens em todos s dias de sua vida,que Deus e os espiritos dos grandes mestres o abençoe em todas sua vida e iluminem em todas suas manhãs

Seu fá numero 1

Celio Rheis

Nenhum comentário: